A fazenda tem como objectivo fornecer legumes, frutas, carne, leite, ovos e madeira, assim como uma ampla variedade de produtos agrícolas e pecuária. Pretende-se criar o maior arrozal da zona Norte de Angola.
A Fazenda tem como objectivos:
- Tornar-se líder na produção de arroz em Angola.
- Alcançar o ponto de rentabilidade sustentável.
- Tornar-se referência no fornecimento de ovos em Angola.
Productos
Vegetais
Actualmente a fazenda está a produzir os seguintes productos agrícolas: feijão, arroz, trigo, cenoura, repolho, cebola, abóbora, batata-doce, alface, chá de caxinde, tomate, pimenta, alho, cana-de-açúcar, mandioca, milho, abacaxi, couve, salsa, banana, ginguba e girassol.
Frutas
O pomar está composto pelas seguintes frutíferas: citrinos (laranja, limão e tangerina), mamão, banana, goiaba, pitaia, abacate, nespereira, abóbora, melancia, maçã e manga.
Frutas futuras incluem: Sape-sape, abacaxi, fruta-pinha, pêra, maracujá, pitanga, uva, romanzeira e cacau.
Pecuária
Os animais existentes na fazenda permitem o aproveitamento da carne, ovos e futuramente o leite, e são: Caprinos, ovinos, galinhas poedeiras, vicucas (galinha de Angola) e peru. Animais futuros incluem: bovinos, suínos, patos e o exercício da apicultura (abelhas).
Silvicultura
Plano futuro consiste na criação, manutenção e exploração florestal sustentável. A área dedicada para a exploração madeireira ocupará cerca de 10% da área total da fazenda e será maioritariamente constituída por eucaliptos.
Inovação
Introdução de novos productos no mercado local, a preços acessíveis, de modos a tornar o mercado agrícola auto-sustentável.
Para o futuro, a fazenda gostaria de explorar as possibilidades de produção de lacticínios, óleo, açúcar, mel, a madeira, tecidos derivados de animais e a plantação de algodão.
Impacto potencial
Zaire é uma das áreas agrícolas pouco exploradas em Angola. Isso cria um ambiente de oportunidade:
Impulsionar agricultores locais
Reduzir a importação de productos agro-pecuários.
Introduzir novos productos localmente para a diversificação da dieta.
Gerar novos empregos.